Minicursos

Propostas de Minicursos

A proposta de minicurso deve possuir 2 páginas, em formato PDF, escrita seguindo os padrões sugeridos para redação de capítulos de livros da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Os arquivos deverão ser submetidos em formato PDF através da plataforma JEMS. É fundamental que a proposta trate de assuntos de interesse do WSCAD.

O texto deve conter as seguintes informações:

  • Identificação: título do minicurso, identificação dos autores (nome, endereço, telefone, e-mail e link para o CV Lattes atualizado) e indicação do(s) apresentador(es) do minicurso.
  • Descrição do minicurso: argumentação sobre a aderência do tema do minicurso aos temas do WSCAD, infra-estrutura necessária para a apresentação, estrutura prevista do texto, descrição de cada capítulo e bibliografia utilizada na preparação do curso.

As propostas de minicursos aprovadas serão apresentadas durante o evento. A duração prevista de um minicurso é de 2 horas. O material do minicurso será composto por slides e texto base, escritos em português ou inglês. O texto base deve ter no mínimo 12 páginas e será distribuído com o material do evento. Os textos dos minicursos serão posteriormente compilados e publicados como um livro eletrônico, editado e com ISBN gerado pela SBC.

Datas importantes:

  • Submissão das propostas de minicurso: 04/06/2018, 18/06/2018 (estendido)
  • Divulgação das propostas aprovadas: 18/06/2018, 02/07/2018 (estendido)
  • Envio da versão final do texto: 24/08/2018

Propostas de Minicursos Aceitas

Minicurso : Introdução à Computação de Alto Desempenho na Nuvem Computacional

Edson Borin, Charles Boulhosa Rodamilans e Jeferson Rech Brunetta

Os principais provedores de computação em Nuvem (AWS, Azure, etc.) estão fornecendo serviços voltados para a computação de alto desempenho, tais como máquinas com GPU e máquinas com alto poder computacional interligadas por uma rede de alto desempenho para dar suporte à execução de aplicações fortemente acopladas. Em relação à HPC convencional, realizada em aglomerados de computadores, ao utilizar estes serviços da Nuvem Computacional, o usuário se beneficia por: (a) não esperar na fila para utilização do sistema; (b) haver uma redução significativa no tempo para implantação do sistema, incluindo o tempo de licitação e construção do sistema; c) reduzir os custos de processamento, por transferir o custo do planejamento, instalação e manutenção das máquinas ao provedor da Nuvem Computacional; (d) ter acesso aos recursos de alto desempenho, o usuário pode não ter verba para comprar um aglomerado de computadores de alto desempenho e/ou pode não haver utilização a ponto de justificar tal investimento. Sendo assim, o usuário se beneficia do modelo de negócio da Nuvem, pagando somente pelos recursos que realmente utilizou; (e) possibilitar o uso de recursos específicos para cada aplicação, como, por exemplo, o uso de máquinas com GPU em casos que aceleradora seja mais vantajosa. Apesar de muitos programas de alto desempenho já poderem ser executados na nuvem computacional, estes serviços ainda são poucos explorados por pesquisadores na academia e na indústria. Dessa forma, o objetivo deste minicurso é disseminar a utilização dos serviços de Nuvem Computacional para os pesquisadores que utilizam Computação de Alto Desempenho.


Minicurso : Introdução a Sistemas de E/S e Armazenamento Paralelos

Eduardo C. Inacio e Mario A. R. Dantas

A proposta deste minicurso é oferecer uma introdução a sistemas de E/S e armazenamento paralelos voltados para ambientes de CAD (Computação de Alto Desempenho). Através de uma abordagem expositiva, utilizando-se exemplos referentes a problemas reais, pretende-se demonstrar como o desempenho de E/S pode ser consideravelmente melhorado em aplicações distribuídas com modificações tanto na programação da aplicação quanto na configuração e utilização do sistema de armazenamento. Espera-se que, ao final deste minicurso, o participante tenha um visão geral da infraestrutura básica de armazenamento e da pilha de software de E/S encontrada nos ambientes de CAD de larga escala modernos, assim como consiga identificar e utilizar as funções básicas dos principais middlewares, bibliotecas e ferramentas para otimização de E/S.


Minicurso : Boas Práticas para a Implementação e Gerencia de um Centro de Supercomputação Desassistido

Albino A. Aveleda, Ricardo P. Pareto, Alvaro L.G.A. Coutinho

O Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (NACAD) da COPPE/UFRJ é um laboratório especializado na aplicação de computação de alto desempenho a problemas de engenharia e ciências em geral. O NACAD também possui grande experiência na administração, gerencia e desenvolvimento de ferramentas de apoio ao Centro de Supercomputação e de desenvolver e implementar inovações no ambiente de administração e gerencia da maquina. O presente minicurso propõe compartilhar algumas dessas melhores práticas adotadas pelo NACAD-COPPE/UFRJ feitas na implantação do supercomputador Lobo Carneiro.


Coordenação dos Minicursos