Banner do WSCAD

Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores

Chamada de Trabalhos

O Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC) é um evento anual, realizado desde 2006 em conjunto com WSCAD, que apresenta artigos técnico-científicos abordando os mais variados aspectos relacionados à educação em arquitetura de computadores, incluindo computação paralela e de alto desempenho.

Em sua décima quinta edição, o WEAC 2020 será realizado virtualmente, em paralelo com o XXI Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) e seus demais workshops, nos dias 21 a 23 de outubro de 2020.

A principal meta do WEAC é prover um ambiente (fórum) para professores, pesquisadores e estudantes trocarem, compartilharem e discutirem suas experiências, novas ideias e resultados de pesquisa em todos os aspectos e tópicos relacionados com a educação (aprendizado e ensino) em Arquitetura de Computadores, Computação Paralela e de Alto Desempenho.

Os artigos podem abordar estudos de caso, relatos de experiência, propostas de novas ideias, tópicos para discussão, ensaios para reflexão, ou apresentações de ferramentas. O programa do workshop será composto de apresentações de artigos, palestras e painéis de discussão.

Tópicos de Interesse

Convidamos os colegas a submeter artigos em todos os aspectos e tópicos relacionados com a educação (aprendizado e ensino) em Organização e Arquitetura de Computadores, Computação Paralela e de Alto Desempenho. Os tópicos de interesse incluem, de modo não limitado:

  • Avaliação do aprendizado
  • Estudos de caso relacionados à educação
  • Ferramentas de auxílio ao aprendizado e/ou ao ensino
  • Integração de arquitetura de computadores e computação paralela com as demais disciplinas dos cursos da área de computação
  • Integração entre ensino, aprendizado e pesquisa
  • Laboratórios e atividades experimentais
  • Métodos e técnicas de ensino, aprendizado e educação
  • Métricas para avaliação do aprendizado
  • Relação entre a teoria e a prática na educação
  • Ferramentas, técnicas e materiais para o ensino à distância
  • Suporte de laboratório para o ensino à distância
  • Desenvolvimento e avaliação crítica de livros textos
  • Avaliação de diferenças regionais no ensino e aprendizagem
  • Projetos e iniciativas para o incentivo e ampliação da participação de alunos do ensino médio
  • Técnicas e recursos para o ensino e aprendizagem de tecnologias avançadas como aceleradores gráficos e computacionais, arquiteturas multicore e many-core, entre outras
  • Técnicas e recursos para o ensino de aspectos arquiteturais específicos para sistemas embarcados e internet das coisas
  • Técnicas e recursos para o ensino de computação reconfigurável

Submissões

Os autores interessados em apresentar seus trabalhos deverão submeter esses utilizando o sistema JEMS, que serão avaliados pelos membros do comitê de programa. Os artigos submetidos devem ter um limite de 10 páginas redigidos em português, inglês ou espanhol seguindo o modelo IEEE. Todos os artigos completos aceitos para o WEAC 2020 serão publicados como artigos em uma edição especial do periódico eletrônico sobre Educação em Arquitetura de Computadores denominado International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE)* e serão apresentados nas sessões de apresentação oral. O IJCAE (ISSN: 2316-9915) tem como uma das metas a criação de um fluxo contínuo de submissões, promovendo uma discussão ao longo do ano dos aspectos relacionados à educação.

A formatação deverá seguir o formato IEEE: Author Guidelines for US letter Proceedings Manuscripts. Os arquivos deverão ser submetidos em formato PDF. Haverá premiação de melhor artigo de acordo com escolha do comitê de programa.

Prazo de submissão encerrado.

Datas importantes:

  • Submissão de trabalhos: 17/08/2020 13/09/2020
  • Notificação de aceitação: 15/09/2020 02/10/2020
  • Envio da versão final: 29/09/2020 11/10/2020
  • Envio do vídeo com a apresentação do artigo: 11/10/2020

Coordenação do WEAC

Comitê de Programa

  • Adriano Sarmento (UFPE)
  • Alexandro Baldassin (UNESP-IGCE)
  • Alfredo Goldman (IME-USP)
  • Alisson Brito (UFPB)
  • Carlos A. Martins (PUC-MG)
  • Celso A. S. Santos (UFES)
  • Cesar Zeferino (Univali)
  • Denise Stringhini (UNIFESP)
  • Edgard Correa (UFRN)
  • Edson Midorikawa (USP)
  • Gabriel P. Silva (UFRJ)
  • Gustavo Girão (UFRN)
  • Henrique Cota Freitas (PUC-MG)
  • Ivan Silva (UFPI)
  • Leandro S. G. de Carvalho (UFAM)
  • Leonardo Casillo (UFERSA)
  • Manoel Lima (UFPE)
  • Marcio Fernandes (UFSCAR)
  • Mario Dantas (UFJF)
  • Monica Pereira (UFRN)
  • Noemi Rodriguez (PUC-Rio)
  • Paulo L. de Souza (ICMC-USP)
  • Ricardo Ferreira (UFV)
  • Ricardo Menotti (UFSCAR)
  • Roberto Hexsel (UFPR)
  • Sarita Bruschi (ICMC-USP)
  • Tiago Oliveira (UNIFESP)