Banner do WSCAD

Instruções aos autores para a preparação dos vídeos

Devido à realização remota do WSCAD 2020, solicitamos que os autores nos enviem um vídeo pré-gravado com a apresentação do seu artigo. O envio do vídeo pré-gravado é um requisito indispensável para a publicação do artigo nos anais do simpósio.

O vídeo pode ser feito por um dos co-autores e precisa conter uma breve apresentação pessoal, seguida da apresentação propriamente dita. Os vídeos devem ser preferencialmente em Português, mesmo que os slides estejam em Inglês, para facilitar uma maior participação de alunos brasileiros.

As apresentações dos artigos ocorrerão em sessões técnicas alocadas durante os dias de realização do evento (21 a 23 de outubro). Os autores terão a oportunidade de discutir ao vivo seus trabalhos com a comunidade em sessões de perguntas e respostas que ocorrerão logo após a transmissão de cada apresentação, assim como ocorreria presencialmente. A gravação da apresentação deve necessariamente atender aos seguintes requisitos:

  • slides de apresentação em tela cheia e captura da webcam com áudio e vídeo do apresentador. Alguns exemplos de sessões técnicas da conferência podem ser vistos ASPLOS 2020, CARLA 2020 e ERAD-SP 2020 (as instruções neste texto tiveram como base o texto gentilmente cedido pela organização da ERAD-SP 2020);
  • tempo de apresentação: mínimo de 12 minutos e máximo de 15 minutos;
  • formato do vídeo: MP4;
  • resolução da câmera: mínima de 480p (SD), máxima (o recomendado) de 720p (HD);
  • proporção da tela: 16:9 (widescreen);
  • taxa de bit ideal: 1 Mbps para 480p e 2 Mbps para 720p.

O envio do vídeo pré-gravado deve ser feito por meio do Google Form (o link será enviado aos autores pelo sistema JEMS/SBC). Para que os vídeos sejam verificados pela coordenação de programa, todos os vídeos devem ser preparados e enviados até 06/10/2020 pelo GForm acima. Pode haver reenvio do vídeo se necessário e, neste caso, consideraremos a última submissão até 06/10/2020. Nós pediremos aos autores a autorização para uso da imagem dos mesmos, pois disponibilizaremos publicamente o vídeo na Internet.

Lembramos que 06/10/2020 também é a data para o envio da versão revisada do seu artigo, junto com a autorização para publicação nos anais do evento, via JEMS/SBC.

Seguem algumas sugestões para gravação do vídeo:

  • faça a gravação a partir de uma câmera fixa, em um ambiente adequado e o mais silencioso possível. Imagine que você esteja realmente de frente para o público!
  • utilize preferencialmente um microfone externo ou headset ao invés do microfone embutido do computador;
  • faça um teste de gravação antes de realizar a gravação final para garantir os requisitos solicitados. Aproveite para ensaiar sua apresentação!

Datas Importantes

  • Inscrições dos autores: 06/10/2020
  • Data limite para envio da versão revisada do artigo: 06/10/2020
  • Data limite para envio do vídeo: 06/10/2020
  • Data limite para ajustes finais no vídeo: 12/10/2020
  • Data de início do evento: 21/10/2020

Ferramentas para Gravação de Vídeos

Há diferentes ferramentas de videoconferência que sugerimos para gravar facilmente uma apresentação. O apresentador deverá mostrar o rosto via webcam e exibir os slides enquanto fala. Sugere-se, se possível, posicionar a imagem do apresentador no canto inferior direito da vídeo. Abaixo seguem alguns links com instruções sobre como gravar uma reunião em algumas das plataformas mais usadas. Essas são, novamente, sugestões de ferramentas. Não há problema algum em o apresentador usar outra ferramenta não listada abaixo, contanto que atenda aos requisitos já citados.

Zoom

Webex

Microsoft Teams

Google Meet

Loom

Skype

Active Presenter (versão gratuíta para o Windows)

OBS Studio

A TV Unesp disponibilizou três tutoriais para quem estiver interessado em aprender a realizar lives em redes sociais. Um desses tutoriais refere-se à configuração do OBS Studio. O link está disponível aqui.