Banner do WSCAD

Programa dos Minicursos


Minicurso I: Programação com Aceleradores Vetoriais

Quarta-feira, 21/10, às 15h30

Matheus da Silva Serpa (UFRGS), Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS) e Jairo Panetta (ITA)

Tradicionalmente, o aumento de desempenho das aplicações se dava de forma transparente aos programadores através do aumento do paralelismo a nível de instruções e do aumento de frequência dos processadores. Entretanto, esse modelo não se sustenta mais. Para se ganhar desempenho nas arquiteturas modernas, são necessários conhecimentos sobre programação paralela e vetorial. Ambos paradigmas são tratados de forma lateral em cursos de computação, sendo que muitas vezes nem são abordados. Nesse contexto, este minicurso objetiva propiciar um maior entendimento sobre os paradigmas de programação paralela e vetorial, de forma que os participantes aprendam a otimizar adequadamente suas aplicações para arquiteturas modernas. Como plataforma experimental, será utilizado o processador vetorial NEC SX-Aurora TSUBASA. Será enfatizada a importância do processamento vetorial e de matrizes, presente em várias aplicações, tais como de petróleo e na área de previsões climáticas.


Minicurso II: Construindo Aceleradores em SYCL para computação de alto desempenho em FPGA

Quinta-feira, 22/10, às 15h30

Ricardo Menotti (UFSCAR)

Neste minicurso serão abordadas as características mais recentes dos FPGAs e uma metodologia usada para sua programação usando SYCL (DPC++). Os participantes deverão responder questionários interativos sobre os fundamentos tecnológicos envolvidos e farão experimentos com o código de uma aplicação de processamento de imagens (Transformada de Hough) fornecido a eles, no qual poderão aplicar otimizações propostas e analisar seu impacto em termos de desempenho e recursos ocupados.


Minicurso III: Programação em GPU no Ambiente Google Colaboratory

Sexta-feira, 23/10, às 15h30

Ricardo Ferreira (UFV), Michael Canesche (UFV) e Westerley Carvalho (UFV)

Este trabalho apresenta um minicurso sobre a programação de GPU no Google Colaboratory (Colab). Tem como objetivo fornecer um material introdutório para o ensino e pesquisa com GPU no ambiente Colab, democratizando e desmistificando o acesso às GPUs. O Colab disponibiliza 4 tipos de GPU (K80, P4, P100 e T4) de forma gratuita e pode ser acessado, inclusive, por celular. Inicialmente, uma introdução à programação GPU é apresentada, juntamente com a configuração do Colab. Em seguida, vários exemplos de código são apresentados para ilustrar a execução, os recursos e as técnicas básicas de programação para GPU. Os laboratórios do minicurso também incluem material adicional com exercícios e sugestões de atividades extras.